Sobre a OCSIDA
OCSIDA
A Organização Comunitária para a Saúde e Desenvolvimento (OCSIDA) é uma organização não governamental nacional Moçambicana fundada a 5 de Novembro de 2005, com Sede na Província de Maputo.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA OCSIDA
A nossa história começou há mais de 16 anos. Em 2005, antes Organização Para o Desenvolvimento das Comunidades foi criada para responder às necessidades de familias cujas vidas foram destroçadas pela pandemia do HIV. Independentemente da sua pouca experiência na época, o que realmente importava era alcançar às familias em maior risco e às que mais carenciadas. A Organização fez chegar às comunidades da localidade de Chissano, distrito de Bilene - Macia ajuda humanitária vital e assistência de longo prazo atraves do programa Cidadania e Participacao- CEP.
Há sensivelmente uma década a Organização viu -se pressionada a aprimorar a sua estratégia de intervenção atendendo as necessidades resultante das transformações advindas dos factores globalizantes e dinâmicas comumente da Sociedade. Em 2018 a instituição passou de Organização Para o Desenvolvimento das Comunidades à Organização Comunitária para Saúde e Desenvolvimento, mais conhecida por OCSIDA, migrou a sua sede nacional de Gaza para Maputo, ao mesmo tempo que restruturou sua estratégia de intervenção, cuja finalidade desencadeou no desenvolvimento comunitário, através de acções de promoção a saúde, democracia, boa governação, direitos humanos e justiça social.
A OCSIDA desempenhou e desepenha um papel importantíssimo na redução das mortes por HIV/SIDA e ajuda outros milhões de pessoas a desenvolverem todo o seu potencial de resistência e resiliência ao fenómeno – um trabalho que tem sido contínuo nas Províncias de Maputo, Gaza e actualmente Inhambane. Não só apoiamos, mas levamos esperança as diversas comunidades cujas vidas são profundamente afectadas pela pobreza e crises advindas do impacto nefasto que o HIV tem causado; Temos apoiado crianças, mulhreres e homens que vivem na pobreza extrema; crianças e adolescentes afectadas pelos crescentes efeitos da pobreza e do HIV/SIDA; crianças e jovens adolescentes discriminadas e excluídas – qualquer que seja a sua origem e orientação sexual.
Actualmente a OCSIDA conta com a colaboração de 53 funcionários e 416 voluntários comunitários; dos quais 60% são mulheres; localizados nas província de Inhambane, Gaza, Maputo Cidade e Provincia, É responsável pela supervisão técnica de vários programas. Dispomos de uma equipa programática diversificada e altamente qualificada, constituída por Facilitadores, Supervisores, Gestores de Programa, Gestores de Monitoria e Avaliação, Gestor Financeiro, Director Técnico e Contabilistas.
Com mais de 17 anos de experiência na implementação e gestão de programas relacionados com a Prevenção, Mitigação e Retenção para o tratamento do HIV e SIDA, com principal foco nas COVs. Temos criado uma combinação de abordagens centradas na família que reconhecem a influência e importância da prevenção da VBG e do HIV e a facilitação do acesso e retenção nas unidades sanitárias e nos serviços de protecção social.
Durante os últimos cinco (5) anos, a OCSIDA tem centrado as suas intervenções nas áreas de: COVs, saúde, educação, água e saneamento, registos de nascimento, capacitação das mulheres, desenvolvimento precoce infantil, apoiado por vários doadores tais como a USAID, PEPFAR, REPSSI, UNICEF, World Education International, OXFAM, FHI 360, DFID, USG e Fundo Global.
Recentemente a OCSIDA foi confiada pelo PEPPFAR através da USAID um acordo para a gestão e implementação do projecto FILOVC (Facilitando o Impacto Duradouro para Crianças Órfãs e Vulneráveis) por um período de 5 anos, com a área geográfica situada na região sul de Moçambique (Maputo Cidade, Maputo Província, Gaza e Inhambane) em 27 distritos, num consórcio de 6 organizações onde a mesma assume a posição de parceiro prime.
O programa tem como objectivo reduzir os comportamentos sexuais de risco entre os adolescentes através de implementação dos pacotes: DREAMS, Gestão de Casos, Prevenção Primaria para Adolescentes (10 – 14 anos) e Fortalecimento Económico.