Apoio às crianças no acesso ao registo e nascimento-Vilankulo,Inhambane

O projecto USAID FILOVC-OCSIDA, tem como objetivo melhorar a saúde das crianças e adolescentes altamente vulneráveis e afectados pelo HIV/SIDA através de várias intervenções dentre várias os quais a Protecção e Apoio legal através da referência e seguimento de crianças e cuidadores com necessidade de registo de nascimento ou outros documentos indispensáveis para o efeito.

Juliana Jaime é uma idosa que vive com 5 crianças órfãs com idades que variam de 5 à 13 anos, na comunidade de Mangalice, distrito de Vilankulo.

A cuidadora conta que “Mesmo sabendo que as crianças não tinham registo, nada poderia fazer porque eu sou idosa, a mãe perdeu a vida e nem conheço os pais.  Mas com apoio e a referência feita da Gestora de Casos do Projecto foi possível ter o registo de nascimento de todas as crianças e estou muito feliz” …. Porque estou a ouvir que tem crianças que são mandadas embora da escola por falta de registo e uniforme escolar.

Acrescenta citando “o apoio social de emergência providenciado pelo projecto usei comprar o uniforme escolar e comida que ajuda muito para que as crianças possam tomar os medicamentos.  Por causa da minha idade, nem sempre consigo me lembrar das datas de consulta, mas minha Gestora de Casos sempre me liga para lembrar das datas para ir levantar medicamentos, no centro de saúde e já fiz e teste de carga viral.

Este é um dos exemplos de como o projecto impactado na vida das crianças e suas famílias. As crianças já estão registadas graças a intervenção dos Gestores de Casos do projecto USAID FILOVC-OCSIDA.

Share
Leave comment