Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the interactive-geo-maps domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/ocsida/sbn/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the enacare domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/ocsida/sbn/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the enacare domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/ocsida/sbn/wp-includes/functions.php on line 6114
Gain lanca a IV edicao do premio de jornalismo para a nutricao e seguranca alimentar - SBN
+258 21 498 292 sbnmoz@gainhealth.org

Gain lanca a IV edicao do premio de jornalismo para a nutricao e seguranca alimentar

Gain lanca a IV edicao do premio de jornalismo para a nutricao e seguranca alimentar

No âmbito das comemorações dos seus 20 anos, a GAIN lança a IV Edição do Prémio de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar. Estão convidados todos os jornalistas moçambicanos a submeterem trabalhos jornalísticos para a promoção da nutrição e segurança alimentar publicados entre 1 de Agosto de 2021 e 05 de Outubro de 2022

REGULAMENTO DO CONCURSO

I. Enquadramento:

A GAIN é uma Fundação Suíça, lançada na ONU no ano 2002, com vista a lidar com o sofrimento humano causado pela malnutrição. Ao trabalhar juntamente com os governos e negócios, pretendemos transformar os sistemas alimentares, de modo que estes ofereçam alimentos nutritivos a todas as pessoas, em especial as mais vulneráveis. Em Moçambique, a GAIN está a implementar actividades desde 2011 e tem a sua representação local desde 2013.
Segundo o Inquérito do Orçamento Familiar (IOF, 2019/20), Moçambique apresenta níveis altos de desnutrição crónica (38%), em crianças menores de 5 anos de idade. A nutrição inadequada e a insegurança alimentar continuam a ser um dos maiores desafios a superar no país; grande parte da população tem uma dieta pouco diversificada em termos de gorduras, proteínas e micronutrientes como o ferro, devendo-se em parte pela falta de informação e consciência sobre a importância de uma dieta diversificada bem como o acesso a estes alimentos diversificados.


Por essa razão e, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, a GAIN – Global Alliance for Improved Nutrition, em parceria com a Plataforma da Sociedade Civil no âmbito do Movimento Scaling up Nutritio – PSC-SUN em Moçambique e o Sindicato Nacional de Jornalistas, lançaram a IV edição do Prémio de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar, contemplando a premiação dos melhores trabalhos jornalísticos ou conjunto de trabalhos de jornalistas moçambicanos para a promoção da nutrição e segurança alimentar, como contributo para a redução da desnutrição crónica, assim como o melhor chefe de redacção para matérias sobre a Nutrição e Segurança Alimentar.
A IV edição do Prémio de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar rege-se pelo presente regulamento.


1. Serão atribuídos prémios individuais nas categorias de Rádio, Imprensa Escrita e Televisão. Cada concorrente poderá submeter o máximo de 2 trabalhos.


2. Será atribuído o prémio de jornalismo em nutrição e segurança alimentar ao órgão de comunicação social que aborde, com frequência e excelência, temas sobre desnutrição crónica.


3. Os trabalhos de áudio e de televisão deverão ter, no mínimo 15 minutos e no máximo 30 minutos;


4. Os trabalhos individuais a premiar devem ser de autoria individual e/ou de colectivo de jornalistas apresentados na mesma forma como foram publicados nos meios de comunicação social em Moçambique, ou seja:
a. Para trabalhos publicados na imprensa escrita, deve-se proceder à entrega de três cópias da publicação do referido artigo;
b. Para trabalhos de rádio, devem ser entregues três cópias de áudio;
c. Para trabalhos de televisão, devem ser entregues três cópias no formato DVD.
ÚNICO: Nos casos de órgãos de informação concorrentes, os trabalhos devem ser apresentados em forma de programas (casos de rádio e televisão) e páginas de reportagens (casos de imprensa escrita) sobre o assunto e submetidos a concurso em carta do órgão e com a assinatura do responsável editorial.
Os trabalhos apresentados em linguas locais devem ter uma tradução em forma de dublagem, em língua portuguesa, para facilitar a sua compreensão.


5. As cópias submetidas ao concurso não serão objecto de devolução, podendo ser usadas pela GAIN e instituições parceiras para diferentes fins, desde que não sejam lucrativos.


6. Considerando a anuidade deste prémio só serão aceites trabalhos publicados em órgãos de informação moçambicanos no período compreendido entre:
01 de Agosto de 2021 a 05 de Outubro de 2022.


7. Os trabalhos devem ser acompanhados de um breve Curriculum Vitae, com indicação de endereço electrónico, números de telefone e outros elementos de contacto do (s) autor (es) e carta de pedido de inscrição ao concurso indicando o título do trabalho concorrente.


II. Local de Entrega das Candidaturas:

Cidade de Maputo
1. Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), na Praça dos Heróis Moçambicanos, edificio do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural
2. Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), na Avenida 24 de Julho nº 231.

Nas Provincias
1. Direcções Provinciais da Agricultura e Desenvolvimento Rural – Secretariado Técnico de Segurança Alimentar (SETSAN) e nos Secretariados Provinciais do SNJ.

III. Prazo de Entrega de Candidaturas:

a. O período de entrega de trabalhos concorrentes vai de 07 de Junho a 05 de Outubro de 2022.
b. Não serão aceites trabalhos publicados na condição de anonimato e não subscritos pela identidade de seu autor ou nome por que é habitualmente conhecido.
Para o presente concurso (2021/2022), os prémios são em dinheiro:
a. O prémio é em dinheiro no total de 75.000.00 MT (setenta e cinco mil meticais) para o vencedor de cada categoria (escrita, radiofónica e televisiva).

b. Para o órgão de comunicação social que mais e melhor divulgar ou abordar a temática de desnutrição crónica, o prémio será no valor de 100.000,00 MT (cem mil meticais). Cabe ao órgão premiado, o estímulo a outros/as profissionais, jornalistas ou não, que tenham participado na elaboração dos trabalhos.


IV. Entrega dos Prémios

O júri anunciará os vencedores do “Prémio de Jornalismo para Nutrição e Segurança Alimentar” em cerimónia pública a ter lugar no mês de Outubro de 2022, com local a anunciar.


V. Critério de base para avaliação

a. Os trabalhos serão avaliados de 06 a 10 de Outubro de 2022.

b. A escala de avaliação é de 1 a 5, com trabalhos sendo considerados para a avaliação final com nota média acima de 3. Os termos de referência para o júri serão: coerência, forma, conteúdo, relevância, lógica, veracidade, exactidão, imparcialidade e se o trabalho tem teor investigativo e promove a redução da desnutrição crónica, aumenta a consciência de decisores políticos e do público em geral sobre esta problemática e na melhoria da segurança alimentar na comunidade.

c. O orgão de comunicação social que tiver obtido no seu conjunto maior pontuação nos trabalhos de reportagem ou programas submetidos pelos seus respectivos jornalistas (concorrentes) será considerado o vencedor do prémio de melhor orgão de comunicação social.

d. Os trabalhos devem referenciar estatísticas actualizadas, dos últimos 10 anos, e de fontes credíveis (bases de dados, Inquérito demográfico de saúde, estudos de base e pesquisas relevantes);


VI. Serão considerados para avaliação os trabalhos que versem sobre os seguintes temas:

a. Temas relevantes de Nutrição e Segurança Alimentar, como: educação nutricional e hábitos alimentares (tabus), aleitamento materno exclusivo, alimentação complementar adequada, cuidados alimentares da mulher durante a gravidez e lactação, casamento prematuro e gravidez precoce, suplementação, doenças infecciosas e parasitárias, consultas pré-natais, higiene e saneamento, educação, protecção social, género, empoderamento da mulher, pobreza, contributo do sector privado na promoção da nutrição e segurança alimentar e outros;


8. Para a apreciação dos trabalhos e apuramento dos/as vencedores/as haverá um júri constituído por personalidades de áreas relevantes designadas pela GAIN Moçambique, e os parceiros PSC-SUN Moçambique, SETSAN, MISAU e SNJ.


9. Não haverá recurso às decisões do Júri.


10. Os membros do júri não podem participar do concurso.


11. Caso se justifique, o Júri poderá atribuir menções honrosas.


12. A participação dos/as interessados/as é gratuita e voluntária.


13. A inscrição ao concurso implica a aceitação, na letra e espírito, dos termos deste regulamento.


14. Os/as vencedores/as do “Prémio de Jornalismo para Nutrição e Segurança Alimentar” autorizam implicitamente a utilização dos trabalhos de reportagem para fins educativos, sem qualquer ónus para os patrocinadores, instituições envolvidas e organizações que apoiam a iniciativa.


15. Este regulamento poderá ser alterado por decisão do júri.


16. Os casos omissos serão decididos pelo júri.

Leave a Reply