No presente ano e, tal como em ocasiões anteriores, uma delegação nacional, que incluiu os pontos focais das diversas redes deste movimento (Governo, sociedade civil, doadores e Nações Unidas, academia e Sector Privado, entre outros), representou Moçambique, entre os dias 4-7 de Novembro, no Encontro Global do Movimento SUN, em Katmandu, Nepal. Este foi o evento-mor do Movimento SUN e uma importante ocasião onde os seus membros apresentaram a evolução dos progressos e desafios, partilharam as suas inovações e aprenderam sobre o que está a contribuir para a redução da malnutrição, no seio dos países do Movimento. Foi uma oportunidade para os membros do Movimento recarregarem as suas energias e encorajarem-se, através da partilha, do aprendizado e da identificação de formas de elevar o nível do seu intervencionismo contra a malnutrição.
“Esperamos mostrar os progressos verificados nos dois últimos anos, com o maior engajamento do sector privado, nas iniciativas de promoção da nutrição. Nestes dois anos, a Rede cresceu e estamos a trabalhar com cerca de 100 empresas, entre pequenas, médias e grandes, provenientes de diversos sectores e que compreenderam que a promoção da nutrição é uma responsabilidade de todos. Promovemos diversas mesas-redondas de discussão de temas sensíveis à nutrição, com destaque para os desafios enfrentados ao logo dos sistemas alimentares, incluindo o acesso ao financiamento, tecnologia e conhecimento, bem como a promoção de iniciativas de nutrição no local de trabalho e a participação do sector privado durante as emergências, como os ciclones que recentemente afectaram o país”, disse Abel Dabula, Gestor do SBNMOZ, na ocasião.
Como em anos anteriores, este evento esteve dividido em diversas secções, incluindo sessões plenárias, workshops e exposições, onde os países partilharam a sua experiência na expansão da nutrição. Neste ano, o SBNMOZ esteve representado pelos seus co-facilitadores, GAIN e PMA, bem assim pelo Embaixador (Champion) da Nutrição para o Sector Privado em Moçambique, Eng. Agostinho Vuma, actual presidente da CTA.
“Sinto-me realizada por ver a resposta do sector privado. Ter aqui o Presidente da CTA a representar os empresários nacionais e saber que ele será um dos oradores de um dos principais painéis deste evento é um motivo de orgulho para a Rede e para o país. Esta é uma demonstração da abertura do sector privado, em contribuir para uma melhor nutrição para todos nós”, disse Kátia dos Santos Dias, Directora da GAIN Moçambique e co-facilitadora da Rede.
Leave a Reply