Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the interactive-geo-maps domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/ocsida/sbn/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the enacare domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/ocsida/sbn/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the enacare domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/ocsida/sbn/wp-includes/functions.php on line 6114
Sector privado – o motor da promoção da nutrição em Moçambique - SBN
+258 21 498 292 sbnmoz@gainhealth.org

Sector privado – o motor da promoção da nutrição em Moçambique

Sector privado – o motor da promoção da nutrição em Moçambique

SBNMoz realiza a sua IIIª Conferência Anual, em Maputo

Com o intuito de discutir os desafios para a melhoria da nutrição em Moçambique, o SBNMOZ – Rede de Empresas para a Expansão da Nutrição em Moçambique reuniu cerca de 200 participantes, com destaque para o empresariado nacional e representantes do Governo, sociedade civil e da academia, na sua 3ª Conferência Anual, que esse ano debateu o tema “Sistemas Alimentares como Meio de Promoção da Nutrição em Moçambique”. Este evento foi organizado pela GAIN – Global Alliance for Improved Nutrition e o PMA – Programa Mundial para a Alimentação, em parceria com a CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique e com o apoio do SETSAN – Secretariado Técnico para Segurança Alimentar e Nutricional.

Este evento foi realizado em duas sessões:

Reunião das Plataformas do Movimento SUN em Moçambique, com a participação de cerca de 100 convidados, que trouxeram a debate as “Recomendações para o Sector Privado”, no âmbito das iniciativas de promoção da Nutrição.

Graça Machel Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da ComunidadeGraça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da ComunidadeGraça Machel, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, foi a oradora principal desta sessão, com o tema “Como capitalizar o papel das plataformas do Movimento SUN, em prol da nutrição em Moçambique”. Para Graça Machel, “é tempo de agir.

Todos nós devemos arregaçar as mangas e deixar de ficar nos gabinetes, para irmos ao terreno e dar o nosso contributo, com acções concretas.” Graça Machel afirmou ainda que “temos a infraestrutura para reduzir a malnutrição, mas ainda estamos presos nos 43% de desnutrição crónica. Porque motivo? O nosso trabalho é implementar”.
Graça Machel lançou um desafio ao sector privado: “Que se criem condições para garantir que cada criança Moçambicana possa comer, pelo menos, um ovo por semana. E assim estaremos a garantir uma melhor nutrição para todos”.

 

higino de marruleHigino de Marrule, Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e Lawrence Haddad, Director-Executivo da GAINA segunda parte do evento, virada para o sector privado discutiu “Os Sistemas Alimentares como meio de promoção da nutrição”. Higino de Marrule, Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, fez a abertura da sessão, tendo aproveitado a ocasião para anunciar a presença na sala de Lawrence Haddad, Secretário-Executivo da GAIN e de Maria de Andrade, do CIP – Centro Internacional da Batata, Laureados de 2018 e 2016 do Prémio Mundial para a Alimentação.

Tudo faremos para que os diferentes actores encontrem um ambiente favorável para desenvolver as suas actividades de forma independente e imparcial, criando incentivos e facilidades na execução das suas acções”, disse Higino de Marrule.

 

Esta sessão foi dividida em três painéis que, onde se debateram os seguintes temas:

  • Os Sistemas Alimentares como meio de promoção da nutrição em Moçambique, apresentado por Lawrence Haddad, Director-Executivo da GAIN e auxiliado por Eduarda Mungói, Assessora do Ministro da Indústria e Comércio e Mualide de Sousa, Directora da Qualidade e de Desenvolvimento de Novos Produtos da MEREC.
  • O investimento na nutrição como oportunidade de negócios, apresentado por Paulo Sousa, PCE do Banco Comercial e de Investimentos de Moçambique, BCI, secundado por Pietro Toigo, Representante Residente do Banco Africano de Desenvolvimento, António Souto, Administrador Delegado do GAPI e Mário Gomes, Coordenador Nacional do PIGA.
  • A nutrição no local do trabalho como meio de promoção do conteúdo local, onde a VALE Moçambique, representada por Lara Truzão e com os contributos de Adelino Buque, Presidente do Pelouro do Agronegócios da CTA e Diva Dessai, Gestora do Projecto de nutrição no local do trabalho na GAIN

Os membros destes paineis apresentaram a sua visão e experiência, em torno dos temas acima e, com a participação massiva dos cerca de 200 convidados, procuraram soluções para aumentar o contributo do sector privado na nutrição em Moçambique, ao mesmo tempo que se fortalece o sector empresarial nacional.

agostinho vuma ctaAgostinho Vuma, Presidente da CTA e Champion da Nutrição para o Sector Privado, tecendo as suas considerações sobre o envolvimento das empresas na busca de soluções para a melhoria da nutrição no paísCoube a Agostinho Vuma, Presidente da CTA e Champion da Nutrição para o Sector Privado, apresentar as notas de encerramento do evento, com uma chamada para o aumento das intervenções do sector, nas iniciativas de promoção da nutrição em Moçambique. “O ritmo de crescimento populacional de 2% ao ano (…) cria cada vez mais pressão sobre os sistemas alimentares. Como líderes empresariais e associativos, não devemos ficar alheios a esta realidade, que aponta para o sofrimento da nossa população por causa da desnutrição crónica”, rematou Vuma.

Brevemente, o SBNMOZ irá realizar as mesas-redondas provinciais, durante as quais os participantes terão a oportunidade de discutir os desafios nos sistemas alimentares e a promoção da nutrição em Moçambique.

Leave a Reply